Igreja Matriz

Toda cidade possui atrações turísticas e uma delas é a igreja matriz onde são realizadas as missas da cidade. No Brasil é comum encontrarmos bairros e locais, onde a Igreja foi uma das primeiras fundações. E que, com o tempo, ao redor dela, foi nascendo o centro comercial e cultural da região. Com Caldas Novas não seria diferente. A Igreja é realmente um dos pontos turísticos de Caldas Novas, típico de cidade do interior.

Localizada bem no centro da cidade de Caldas Novas, a Igreja da Matriz possui sua história fincada na região. Construída em 1850 é considerada a construção mais antiga da cidade. A igreja também é conhecida pelo nome de Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Nossa Senhora das Dores é a Santa Padroeira da cidade de Caldas Novas, em Goiás.

Reforma e tradição

A Igreja Matriz retrata em suas paredes e colunas de madeiras um pouco mais da cidade que ainda era Intendência na época da sua construção, em meados do século XIX, mas que já mostrava traços de prosperidade.

A Igreja passou por um processo de reforma que foi finalizada em 1999, tornando-se então um dos marcos da cidade, não só para os moradores da região que frequentam para as missas e reuniões mensais, como para os turistas que pretendem fazer um recorrido cultural e religioso pela cidade.

Igreja Matriz

Mesmo com todas as reformas, foram mantidas as relíquias de sua construção, a arquitetura foi preservada assim como sua história. Hoje ela se tornou um patrimônio histórico estadual.

Visitas diárias

A igreja pode ser visitada todos os dias, e no final de semana é ministrada a Santa Missa em dois horários – manhã e noite. Ela está localizada na praça central e está presente na maioria dos roteiros turísticos da cidade.

A Igreja da Matriz é um dos pontos turísticos de Caldas Novas que chama atenção não só dos católicos, mas de todos que admiram monumentos históricos.

Sobre Nossa Senhora das Dores

Nossa Senhora das Dores, também chamada de Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade e outros nomes mais, é uma das maneiras pela qual é chamada Maria, mãe de Jesus.

Nossa Senhora das Dores surge, normalmente, representada sendo ferida por espadas no seu coração. Aparece, também, frequentemente representada com uma expressão dolorida e triste diante da Cruz, contemplando o filho morto, ou então segurando-o nos braços.

Se você vai viajar para Caldas Novas, não deixe de visitar a Igreja Matriz para conhecer um pouco mais da história da cidade e visitar esse patrimônio cultural. Além é claro, de aproveitar a Santa Missa aos finais de semana.

LEAVE A COMMENT