Casarão dos Gonzaga

O Casarão dos Gonzaga foi construído no começo do século XX. O que antes servia como uma das primeiras residências da cidade de Caldas Novas. Hoje está totalmente restaurado e virou um patrimônio cultural.

Um pouco da história

O Casarão dos Gonzaga foi construído em 1907 para ser a sede da fazenda do primeiro prefeito da cidade. Foi residência de Orcalino Santos, que posteriormente o passou a seu cunhado, da família Gonzaga. Além de concentrar internamente objetos da época em que foi construído, o Casarão traz no seu exterior um belo exemplo da arquitetura goiana do início do século XX, com portas, janelas e pé direito altos que se destinavam a amenizar o calor.

Patrimônio Cultural

O Casarão dos Gonzaga é a única construção da cidade que guardou todas as características da época. Atualmente, o local abriga o centro de apoio ao artesão e de apoio ao artesanato Goiano.

Casarão dos Gonzaga

O local se tornou, portanto, um monumento histórico onde os visitantes e turistas podem conhecer a história da cidade de Caldas Novas.  Seu acervo conta com objetos típicos de uma casa da época, como o tear, a carda e a roca. Abriga também uma exposição de artesanato local, como rendas, colchas, tapetes, botinas e licores, e peças de cerâmica, pintura e escultura de artistas locais.

Além do artesanato

Se você se interessa por artesanato e quer saber um pouco mais da história da cidade de Caldas Novas, visite o Casarão. Nas paredes do local estão retratos da história política da cidade; quadros com fotos de todos os prefeitos que passaram por Caldas Novas.

Se você vai viajar a Caldas Novas, não deixe de visitar o Casarão dos Gonzaga para conhecer um pouco mais do artesanato local e um lindo patrimônio cultural da cidade. Além é claro, de conhecer melhor a história da cidade, conhecida no Brasil todo como a maior estância de águas termais.

LEAVE A COMMENT